segunda-feira, 26 de maio de 2008

A Idade Média


A mídia faz um sensacionalismo muito grande a respeito da Idade Média. Quem nunca a viu em desenhos, filmes e séries, hein? Mas será que ela é tão especial assim? A resposta é: não.


Veja só o porquê: nesse tempo não havia higiene, saneamento básico, água ou luz elétrica. Os senhores feudais só se preocupavam com seus gloriosos castelos e tudo bem exagerado, já os servos trabalhavam e pagavam impostos sistematicamente enquanto a Igreja alienava todos através das suas pífias estorinhas.


Qualquer desenvolvimento na área científica era fortemente reprimido pela Igreja - a qual era a instituição mais poderosa da época, substituia um Tribunal de Justiça - e esse tempo foi tão ruim que foi batizado pelos historiadores de Idade das Trevas.


A expectativa de vida era ínfima, tão pequena (ou até mais) do que a África há 30 anos atrás.


A peste negra acabou com 1/3 da população européia e em alguns lugares, chegou a atingir 90% da população. Outra ameaça para o bem-estar coletivo era a varíola - doença altamente contagiosa que venceu guerras e matou até as pessoas mais ricas da época.


Sem o estímulo da moeda - extinta nesse período - as pessoas mais abastadas não tinham interesse em desenvolver tecnologias, ficando presas a idéias retrógradas impostas pela Igreja.


Concluindo, não sei o que essa Idade Média tem de bom. A mídia, por ser barata, espalha falso otimismo por todo o planeta e as pessoas sem acesso a meios de comunicação mais esclarecedores, acabam se dispersando da real história do mundo.

Nenhum comentário: